Friday, July 4, 2008

OpenSUSE 11 Primeiras Impressões

(por Vítor Costa)




Essa é a imagem da instalação no OpenSUSE 11.0
Ficou mais elegante e intuitiva. A instalação foi feita "por cima" do 10.2.

O sistema ficou muito mais estável. Fiquei em dúvida se eu deveria escolher o KDE3 ou o KDE4, mas optei pelo KDE3.

Para os que gostam do Gnome... eu, na instalação, coloquei os pacotes para Gnome então posso usar esse ambiente quando eu quiser ;D (fora os outros ambientes...) Só não coloquei do KDE4, pois pensei que ocuparia muito espaço no HD - que está um pouco sobrecarregado. ;P

Bom... logo de início - depois da instalação - percebi que ele não reiniciou o computador, como faz normalmente, e já apareceu a tela de login. Ele detectou tudo da minha placa (som,vídeo,rede...) quando liguei a impressora (HP photosmart C3180...) ele já detectou o 'novo hardware' e perguntou se eu gostaria de instalar :D scanner, impressora... O legal é que ele já instalou os drivers da placa de vídeo onboard (uma Intel 946GZ) e consegui colocar o Compiz pra rodar de maneira fácil e rápida :D

O ambiente está muito agradável de usar... o único empecilho foram os codecs de vídeo/audio, mas que também não deram muito trabalho ;) nada que o google não ajudasse hehe

As atualizações/instalações estão mais fáceis de serem feitas. Muitas melhorias no yast, tornaram-no mais rápido, facilitando na busca e instalação de programas ;D.

*Depois vejo se coloco os pacotes do KDE4 pra testar esse novo ambiente ;D

No comments: